Sem Tabus

#jádeixeide fazer tal coisa por causa de fulano

#jádeixeide foi uma campanha realizada no Instagram do Pudor Nenhum com o intuito de mostrar o quanto as mulheres estão presas a um sistema que as limitam. Eu já sentia vontade de trazer este assunto à tona, então um trabalho na faculdade me impulsionou ainda mais a criá-la. Acredito que nunca a mulher foi colocada tanto em pauta na sociedade quanto está sendo agora. Os movimentos feministas estão emergindo cada vez mais e a busca por igualdade de gênero vem causando amplas discussões.

É certo que o machismo continua e que muitas mulheres permanecem em silêncio, assim como é nítido o quanto a relação entre homem e mulher ainda é bastante desigual em todos os sentidos. Ao homem, cabe o privilégio e a voz ressoa mais alto. À mulher, a jornada tripla de cuidar da casa, dos filhos e trabalhar fora faz com que ela ainda seja vista apenas como guerreira. Ou seja, não se cogita a possibilidade de compartilhar o trabalho, apenas há quem a  parabenize por conseguir conciliar tudo isso.

A mulher também é julgada o tempo todo e cada ato dela faz com que seja considerada puta, como se este fosse o maior palavrão da face da Terra, Julgam-na pelo modo como se veste, como senta, como deixa seus cabelos, como fala. Ela é apontada e pressionada o tempo todo. Diante disso, nada melhor do que suscitar o assunto mais uma vez e de uma forma que seja a cara do Pudor Nenhum.

DSC_0002-min

Se você quiser participar, ainda dá tempo. É só dizer o que você já deixou de fazer por causa de um homem, seja ele marido, namorado, pai, irmão, amigo ou desconhecido. Você escreve junto com a hashtag #jádeixeide e, caso coloque diretamente no Instagram, não esqueça de marcar a #PudorNenhum também. Esta imagem acima foi produzida por mim, mas você também pode fazer a sua em uma folha e me enviar pelo contato@pudornenhum.com.br.

IMG_20151216_224337-min

Vamos participar e mostrar pra esse bando de homens machistas que não somos obrigadas a nada, muito menos a nos sujeitarmos às suas opiniões.  Escrevam, joguem duro. Estarei esperando por vocês. Ah, mais fotos estão no Instagram do Pudor Nenhum (@pudornenhum). Acessem para ver!

Lu Rosário

Jornalista. Baiana. Leonina. Feminista preta. Apaixonada por tudo o que diz respeito a sexo e sexualidade. Palavras e fotografias são suas taras.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.