Inspiração

Cleide Ramos: arte em quadros e camisetas.

Sempre digo que a arte é uma forma de se expressar. Por meio dela, a gente expõe nossos anseios e traços ou corporeidades. O trabalho de Cleide Ramos é exatamente isso: esse expor através de cores, pincéis e olhares. Uma conquistense de 21 anos e com  talento despertado desde criança, encontrou sua maior expressividade em camisetas. Inclusive, duas delas foram sorteadas aqui no Pudor Nenhum e quem as ganhou exibiu sorrisos fartos. Cleide trabalha na Proart, orientando a produção de trabalhos belíssimos que estão sendo exibidos no Festival de Inverno Bahia este ano.

Para ela, o desenho “é onde me dessestresso, onde acho calma. Posso dizer que é um dos lugares que me sinto mais perto de Deus porque foi um dom que ele me deu e que sou muito grata. Hoje é o que me faz mais feliz”. Saber disso é uma delícia, não é? Esse é um papel essencial à arte, proporcionar um bem interior e, assim, ocasionar a beleza aos olhos e sentires alheios. Então, vamos deixar de lero e ver o trabalho dela na prática?

 

IMG-20150726-WA0057
Inspiração: Pudor Nenhum.

 

Neste trabalho, vê-se personalidade e força nas atitudes apontadas pelas linhas. E, para a minha surpresa e ataque de amores, ele foi desenhado com inspiração na gente, no Pudor Nenhum. Fala sério: nós somos um luxo e marcamos presença onde passamos, por isso estamos sempre nos afirmando enquanto pessoas livres em relação ao corpo. O desenho realmente passa essa liberdade.

 

IMG-20150819-WA0013
Imagem: Pin-up, em lápis pastel cretacolor e papel Canson mi-tients.

 

As Pin-ups são lindas demais, não é, amores? Ele é praticamente uma autobiografia da desenhista, que adoro se vestir deste modo e acompanhar o estilo pin-up de ser. Tal pintura também nos remete à uma fotografia. A vontade é de se arrumar, colocar aquela maquiagem, um lencinho na cabeça e posar para ela. Uma imagem como essa, a gente emoldura e coloca na parede da sala ou escritório para olhar todos os dias.

 

IMG-20150819-WA0015
Cleide Ramos e sua pintura, Prisioner.

 

Para vocês saberem quem está por trás de todas estas lindezas, apresento-lhes a desenhista. Apesar de seu foco ser em camisetas, ela aceita encomendas de desenhos, grafites, telas, logomarcas. Cleide também faz quadrinhos e cartoons. Para conhecer, ainda mais, o seu trabalho, é só o Facebook de Cleide Ramos. Dá uma olhadinha por lá e veja a arte, por ela expressa, em todas as suas possibilidades. Não coloquei tudo aqui, mas garanto que há um mundo a se desvendar.

 

Lu Rosário

Jornalista. Baiana. Leonina. Feminista preta. Apaixonada por tudo o que diz respeito a sexo e sexualidade. Palavras e fotografias são suas taras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.