HomeSexo e SexualidadeSexo e Menstruação

Sexo e Menstruação

Sexo durante a menstruação é um assunto que a gente sempre polemiza porque há quem curte e há também quem corra léguas. Com essas duas perspectivas, eu resolvi falar um pouquinho sobre nossas dúvidas acerca desse ato sanguinário e, assim, independente das nossas escolhas, vamos ficar mais à vontade na hora de discutirmos nossos gostos. É claro que, para falar sobre isso, eu dei aquela pesquisada bem gostosa (adorei o site Minha Vida) e algumas opiniões advém da minha experiência enquanto um ser sexual e enquanto observadora, assim como meio que conselheira de muitas despudoradas e despudorados.

O nosso primeiro receio quando vamos transar e estamos menstruadas é o melequeiro que será feito. A gente pensa no colchão, no lençol e pensa também no boy com cara de nojo vendo aquele possível aguaceiro (que, muitas vezes, nem é tão aguaceiro assim). Para evitar esse previsível constrangimento, o melhor é escolher os dias em que o fluxo está menos intenso e tem quem prefira ir para debaixo do chuveiro porque, dessa forma, a gente nem vê o sangue descer. Só que uma coisa é importante: a camisinha é imprescindível.

De acordo com o ginecologista e sexólogo Amaury Mendes Jr., “Durante a menstruação, o sangue contido no endométrio é liberado. Sendo assim, a possibilidade de se infectar com alguma doença da outra pessoa é maior”. Então, gatas e gatos, o risco de contrair doenças é muito maior quando estamos menstruadas porque o sangue é uma via de contágio tanto como a secreção vaginal e, portanto, se configura em mais um elemento de risco.

Uma dúvida quando investimos em sexo dessa forma é o medo de engravidar, não é? No período menstrual, o interior do útero descama e isso faz com que o embrião não encontre condições para se manter na parede do útero. Sem contar que a ovulação normalmente só ocorre 14 dias após o início da menstruação. Já se você toma pílula anticoncepcional, a barreira hormonal fica comprometida e você pode engravidar em qualquer momento do ciclo caso não tome a bendita direitinho. Então, girls, a gente não engravida se transar menstruada; mas isso não é motivo para fazer sem camisinha, viu?

Tem mulheres que têm medo de fazer sexo menstruada e, por conta disso, a menstruação demorar mais para ir embora. Oh, moça, preocupe-se com isso não, pois pode acontecer justamente o contrário. A psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo, professora da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do programa de estudos em sexualidade da USP (PROSEX) afirma: “Se as contrações uterinas durante a excitação e orgasmo forem intensas, pode acontecer de o tempo de sangramento ser reduzido em um dia, por exemplo”.  Já se você transar alguns dias antes da menstruação, ela pode descer mais cedo porque pode ocorrer a vasodilatação da região e isso facilitar a saída do sangue. Estímulos fortes também podem trazer mudanças hormonais que adiantam a sua chegada.

Para finalizar, eu não poderia deixar de falar sobre uma coisa: tem mulheres que ficam com mais libido no período menstrual. A explicação disso está no nosso psicológico, em nosso estado de espírito até porque a fase de ficar louca por sexo é quando estamos ovulando e não quando ficamos menstruadas. Aquelas que nem querem saber de sexo nessa fase ficam assim pelos incômodos que sentem e pelo fato da época não ser tão propícia assim.

Eita, eu escrevi demais, não é? Mas espero que tenha sido clara o suficiente. Quando estiver sangrando e, mesmo assim, quiser transar. Faça isso no banho ou se banhe antes do ato. Se preferir, use um absorvente interno. Se não, opte pelos dias de fluxo intenso. Além do mais, sempre use camisinha. Depois, amoras, é só relaxar e gozar!

Gostou? Compartilhe
Quantas estrelas merece esse artigo?

Baiana. Graduada em Letras Vernáculas e em Jornalismo. Realizou pesquisa em Análise do Discurso, estudando a produção do discurso pornográfico. Descobriu-se apaixonada por assuntos relacionados ao sexo e a sexualidade. Adora brincar com as palavras e fotografias.

luu.rosarioo@gmail.com